


Harrison Rodrigues é um artista da dança contemporânea natural de São Paulo, Brasil. Iniciou sua formação formal em 2013 na ETEC de Artes e no Núcleo Luz, um programa voltado tanto para a excelência técnica quanto para o desenvolvimento criativo. Desde então, vem cultivando uma trajetória marcada por projetos financiados publicamente e produções independentes, equilibrando práticas colaborativas e solo.
Em 2025, Harrison foi convidado pelo Tanztheater Wuppertal Pina Bausch para atuar como bailarino convidado na peça histórica The Rite of Spring, de Pina Bausch, celebrando os 50 anos dessa obra icônica da dança contemporânea.
Radicado em Essen desde 2017, Harrison atua como artista freelancer em toda a Renânia do Norte-Vestfália, participando de produções em cidades como Düsseldorf, Colônia e Euskirchen, e expandindo sua prática internacionalmente com projetos na França.
Como membro da Folkwang Tanzstudio (FTS) — companhia internacional de formandos da Folkwang University of the Arts, fundada em 1928 por Kurt Jooss e dirigida desde 2012 por Rodolpho Leoni —, apresentou-se em diversas cidades da Alemanha e do exterior, incluindo Amã (Jordânia), Lucerna (Suíça) e Esmirna (Turquia).
Na temporada 2023/25, Harrison integra o elenco de obras de Richard Siegal, Pina Bausch, Morena Nascimento, Carla Jordão, I-Fen Lin, Renate Graziadei, Jakub Truszkowski e Maya M. Carroll. Entre suas performances recentes destacam-se Lunar Cycle (Richard Siegal – Essen, 2025), Dissonance Symphony (I-Fen Lin – Suíça, 2025), Orchidee (Raymond Lieu – Essen, 2025), Warten auf S6 (Antonia Koluiartseva – Essen, 2024), Stand / Still (Jakub Truszkowski – Essen, 2024), Eyes Held Wild Horizon (Maya M. Carroll – Essen, 2024), Treasures (Morena Nascimento – Essen e Marl, 2024), Wandering Mind (Renate Graziadei – 2023) e Wonderful Life (Rodolpho Leoni – Marl, Gießen, Essen, Jordânia e Turquia, 2023–24). Também participou do excerto de ...como el musguito en la piedra, ay sí, sí, sí... (Wie das Moos auf dem Stein) de Pina Bausch (Essen, 2023).
Durante a temporada 2022/23, integrou o ensemble do Nordharzer Städtebundtheater, onde dançou em Winterreise(Tarek Assam – Halberstadt, Quedlinburg, Herford e Bernburg, 2023), Oratio in Danza (Steffen Fuchs, Gianni Cuccaro & Tarek Assam – 2023), Sportomania (Sara Angius – Halberstadt, 2022) e Froschkönig (Gabriella Gilardi – Halberstadt, Quedlinburg, Staßfurt e Lutherstadt Eisleben, 2022).
Outras colaborações artísticas incluem AMETERANDAHALF de Jill Crovisier (Essen, 2021), C0039: The Three Jars de Luca Bosani (Colônia, 2021) e Bodies in Urban Space da Cie Willi Dorner (Euskirchen, 2019). Também participou de Das Land des Lächelns (Essen, 2019), do vídeo-arte WAHNSCHAFFE – Vermisse (Colônia, 2022) e de Daisy Bells de Magdalena Ottl (Essen, 2018).
Em fases anteriores da carreira, co-dirigiu CISZA com a Com[som]antes Company of Art (São Paulo, 2017) e participou de Díptico das Multidões – Cosmos and Axis (São Paulo, 2016), Okinosmóv – Um Ballet Nada Russo de Chris Belluomini (São Paulo, 2015–16) e Heurói, também de Belluomini (São Paulo, 2013–14).
Harrison é bacharel em Dança Contemporânea pela Folkwang University of the Arts, instituição multidisciplinar reconhecida por integrar dança, música, teatro e design, e por fomentar abordagens experimentais e interdisciplinares.
Atuando como dançarino profissional desde 2013, o trabalho de Harrison envolve interseções entre pesquisa incorporada, musicalidade, dramaturgia e experimentação colaborativa — conectando diversas vozes artísticas em paisagens contemporâneas responsivas e em evolução. Seu repertório inclui criações como Trying to Get to Heaven Before They Close the Door (Folkwang Young Choreographers – Essen, 2022), SOLI DEO GLORIA (die Brücke PROJECT – Halde Hoheward, Herten, 2021) e JACI e GUARACI (Folkwang Young Choreographers, Essen e SoloDuo nrw + friends Tanzfestival – Colônia, 2019–25).





